Um lugar para compartilharmos as coisas da família, cura interior e do cotidiano, sempre à Luz da Palavra de Deus.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

TRABALHO INFANTIL - OBSERVAR AS LEIS DE DEUS SEMPRE


O apostolo Paulo em sua 2ª carta aos Coríntios 12.14, advertia aos pais que, são eles que devem entesourar para os filhos e não o contrário como vemos nos dias em que vivemos.

Quantas crianças e adolescentes não estão vivendo com o peso dessa responsabilidade?

Muitas vezes, o dinheiro que ganham empurrando carrinhos de supermercados, limpando carros, vendendo guloseimas em faróis, é o único que entra em casa para subsistência.

Não raro, vemos em concursos pela televisão, entre aspirantes a jogadores de futebol, adolescentes dizendo:

se eu ganhar, vou comprar uma casa para minha mãe e proporcionar a ela uma melhor condição de vida”, e por ai se vai.

É muito bonito ver crianças e adolescentes que em idade tão tenra já pensam em responsabilidades, mas isso não pode ser um peso para eles.

Esse papel de prover é dos pais e não dos filhos. Por isso tantos absurdos acontecendo em nossos dias, numa total e completa inversão de valores.

Hoje em dia, contemplamos pais deixando para os filhos essa enorme responsabilidade de adquirir e ter. Uma bola de neve, justamente pela não observância às leis de Deus.

A PALAVRA é bem clara quando registra que, são deveres especiais dos pais:

ENSINAR

Quando teu filho te perguntar, pelo tempo adiante, dizendo: Quais são os testemunhos, e estatutos, e juízos que o SENHOR, nosso Deus, vos ordenou? Então, dirás a teu filho: Éramos servos de Faraó, no Egito; porém o SENHOR nos tirou com mão forte do Egito. Dt 6.20.

Quando alguém tiver um filho contumaz e rebelde, que não obedecer à voz de seu pai e à voz de sua mãe, e, castigando-o eles, lhes não der ouvidos, então, seu pai e sua mãe pegarão nele, e o levarão aos anciãos da sua cidade e à porta do seu lugar. Dt. 21: 18 - 19

TREINAR

Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele. Pv. 21. 6

PROVER

Eis aqui estou pronto para, pela terceira vez, ir ter convosco e não vos serei pesado; pois que não busco o que é vosso, mas, sim, a vós; porque não devem os filhos entesourar para os pais, mas os pais, para os filhos. 2ª Co 12: 14.

CRIAR

E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor. Ef. 6: 4.

CONTROLAR

Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia. 1 Tm 3: 4.

AMAR

Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos. Tt 2: 4

Eu você conhecemos pessoas que começaram a trabalhar com 14 anos de idade e hoje na idade adulta já estão aposentadas ou quase, porém, isso não acarretou sobre eles a incumbência de ser provedores ou sustentadores da casa, mas sim ajudadores dos pais.

As estáticas mostram que há um numero absurdo de crianças e adolescentes fora da escola, e muitas delas envolvidas em trabalhos escravos, tanto pelos pais ou mesmo por patrões.

Isso pode mudar com educação, mas principalmente com os pais se voltando para Deus, para que seus entendimentos sejam esclarecidos e tenham seus passos guiados por Ele.

Fique na paz do amado e até breve.
Sarah Virgínia

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails